2 ano I e J - Atividade para o dia 04/10


Atividade dia 04/10 - Valor 2,0 pontos

EUA no século XIX, luta pelos direitos civis e situação dos negros norte-americanos 
Assista os vídeos e observe os pontos destacados abaixo:

- Defina guerra civil
- Aponte os motivos da guerra da Secessão e o período que ela ocorreu
- Explique quem foi Lincoln e sua atuação na guerra e os motivos da sua morte
- Aponte o vencedor da guerra e as consequências do conflito para os EUA
- Descreva a situação dos negros após o fim da guerra, destacando o período de integração, a criação e a atuação da KKK e as leis segregacionistas. Destaque como ainda dos anos 60, essa era uma vivência comum para os negros, principalmente dos estados do Sul dos EUA.
- Destaque o papel de Luther King, dos Panteras Negras e demais lideranças negras pela luta dos direitos civis e quais foram as conquistas obtidas.
- Aponte os problemas ainda enfrentados pelos negros nos EUA hoje e os compare com os problemas encarados pelos negros brasileiros.

Guerra Civil

Reportagem sobre a guerra da secessão – motivos

Nerdologia – Panteras negras e os direitos civis
Discurso Luther King
Entrevista – Mohamed Ali
Fantástico KKK


Ideologias do século XIX - Anarquismo, socialismo utópico e científico e pensamento social da Igreja

1 - Leia os trechos do Manifesto do Partido Comunista e grife os trechos referentes aos conceitos de lutas de classe, materialismo histórico e mais valia


"A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes". 
 "Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito".
  "Desde épocas mais remotas da história, encontramos, em praticamente toda parte, uma complexa divisão da sociedade em classes diferentes, uma gradação múltipla das condições sociais. Na Roma Antiga, temos os patrícios, os guerreiros, os plebeus, os escravos; Na Idade Média, os senhores, os vassalos, os mestres, os companheiros, os aprendizes, os servos; e, em quase todas as classes, outras camadas subordinadas."
"No entanto, a nossa época, a época da burguesia, possui uma característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vz mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam – a burguesia e o proletariado. (...)"

 "Na mesma proporção em que a burguesia, ou seja, o capital, se desenvolve, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos trabalhadores modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital. Esses trabalhadores que são obrigados a vender-se diariamente, são uma mercadoria, são um artigo de comércio, sujeitos, portanto, às vicissitudes da concorrência, às flutuações do mercado. (...)."

2 - Defina os seguintes conceitos:
a) Liberalismo - ideias de Adam Smith e Thomas Malthus
b) Socialismo utópico e científico (alienação, ditadura do proletariado, comunismo)
c) Pensamento social da Igreja
d) Comuna de Paris - primeiro governo operário da história

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - Atividade - Calendários - Gabarito

Atividade 04 - Hebreus, Fenícios e Persas

Atividades Mesopotâmia - 1 ano